quinta-feira, 6 de setembro de 2012

OSM


O OpenStreetMap (OSM) é um projeto com o objetivo de criar e fornecer a todos os que o desejam dados geográficos livres e gratuitos tais como mapas de estradas. O projeto foi lançado porque a maioria dos mapas que parecem gratuitos têm restrições legais ou técnicas limitando a sua utilização e impedindo a sua utilização de forma criativa, produtiva ou inesperada. Os dados geográficos são criados por voluntários que contribuem para o desenvolvimento do projeto.
O projeto OSM Português tem por objetivo a realização e a distribuição de um mapa do território português, livre, completo e atualizado, que possa ser utilizado por todos (indivíduos, escolas, universidades, empresas, poder local e central, etc.) em benefício de todos. Este projeto está intimamente ligado à OSGEOPT - Associação Software Aberto para Sistemas de Informação Geográfica, que enquanto promotora do desenvolvimento e utilização de tecnologias, padrões, e dados livres na esfera das Tecnologias de Informação Geográfica, fomenta a utilização do OSM em Sistemas de Informação Geográfica Open Source.
Este grupo está a preparar ao longo de 2012 uma iniciativa que visa a recolha de informação geográfica por voluntários espalhados por todo o país, para se criar o melhor mapa de sempre de Portugal, sobre o OSM. A iniciativa denomina-se “Vamos Mapear Portugal e pretende-se que cada um contribua com o seu conhecimento dos locais do seu dia-a-dia, e o mote é tão simples como "faça a sua rua". Se cada um de nós fizer a nossa rua, construímos o melhor mapa de Portugal. Aqui fica a página do Facebook do evento.
Neste âmbito são promovidas a realização de ações OSM, denominadas “Parties OSM”, envolvendo a população em geral e entidades como: Escolas, Escuteiros, Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia, Grupos de BTT, Geocaching, Grupos/Associações de Orientação, Bombeiros/Proteção Civil entre outros.
Estive presente na segunda party do OSM@XLM, a 23 de Junho em Aveiro (e arredores). O vídeo e as fotos do evento estão na página de facebook da XLM.
Para terem uma ideia de como o OSM está activo vão a OpenStreetMap live edits onde é possível visualizar em tempo real as edições que estão a ser realizadas em todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário